quinta-feira, 29 de abril de 2010

Sumos Com Poderes Medicinais - II (Stress)

Como referi neste post, tenho um livro que se chama "100 Sucos Com Poderes Medicinais", o qual achei muito interessante e útil. É um livro de "Lelington Lobo Franco" da editora brasileira: Editora Elevação.

Hoje resolvi partilhar convosco as soluções que ele nos dá para o STRESS.

"O stress é uma situação natural de defesa do organismo aos estímulos externos, que passou a ser um problema de saúde pública em consequência da vida a que estamos sendo expostos, principalmente nas grandes cidades, com tanto trabalho, preocupações, sedentarismo, trânsito, problemas financeiros, de relacionamento, pouco tempo para relaxar. Pesquisas feitas por cientistas da Universidade do Texas (EUA) relataram que o cérebro, sob o efeito do stress, produz excesso do hormonas ACTH, inibindo a produção dos leucócitos responsáveis pelo combate de diversas doenças.
Para controlá-lo e não permitir que ele afecte sua saúde são necessárias a prática regular de actividades físicas e alimentação adequada e natural, para proporcionar os nutrientes adequados, que precisam de maior demanda durante situações/períodos de stress."
 
Sumo anti-stress 100g de broto de alfafa 1 folha de couve, alface ou repolho 1 copo de água-de-coco Modo de preparação: enrolar os brotos na folha de couve e passar tudo na centrifugadora, com a àgua-de-côco.

Sumo energético 200g de polpa de açaí 20ml de xarope de guaraná 2 copos de àgua-de-côco 1 colher de sopa de mel Modo de preparação: bater no liquidificador e servir com cubos de gelo.

Açaí com banana 1 litro de leite gelado 50g de polpa de açaí 1 banana nanica madura Adoçar a gosto Modo de preparação: Bater no liquidificador e servir em seguida.
Ponche de frutas com suco de maracujá (sem álcool) 400ml de suco de maracujá 1,5 litro de água mineral com gás 1 lata de leite condensado (cuidado, é calórico) 2 maçãs picadas e 4 pêssegos 2 xícaras de morangos cortados em 4 pedaços Modo de preparação: colocar numa poncheira as frutas, o leite condensado e a água mineral com gás gelada (colocar a água na hora de servir).

Principais elementos terapêuticos

Guaraná: Evita o stress, a fadiga intelectual, é estimulante cardíaco, sexual e do sistema nervoso central. Minerais: contém saponina e cafeína.

Maracujá: Calmante natural e sedativo. Vitaminas: C, B1, B2 e B3. Minerais: ferro, potássio e cálcio. Indicado no combate à anemia.

Açaí: afrodisíaco e altamente energético. Nome científico: Euterpe oleracea Mart. Vitaminas: A, B1, B2, C e E. Minerais: cálcio, fósforo e ferro. Calorias: 247, só a polpa do açaí.

Banana: saúde para crianças, gestantes e atletas. Combate a diarreia infantil e a tensão pré-menstrual. Vitaminas: A, C, B1, B2 e B5. Minerais: cálcio, potássio, magnésio e ferro. Calorias: 96 calorias (100g).

Alfafa: é rica em minerais.

Alface: contém alcalóides que acalmam as pessoas.

Couve e repolho: contém elementos energéticos.

Espero que achem útil.
Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário