quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Uma boa iniciativa! - Aniamis

Vi esta notícia neste blog e adorei!

"Turquia tem "postos" para alimentar animais de rua




Em Istambul, uma das principais cidades da Turquia, há, como em muitas outras cidades, um número elevado de cães e gatos abandonados. Agora, porém, graças à iniciativa do município de Sisli, os animais de rua passaram a ter direito a estações de alimentação que lhes fornecem água e comida para melhorar, nem que seja minimamente, a sua qualidade de vida.
A iniciativa, que arrancou o mês passado, resulta de uma parceria entre a autarquia e várias associações turcas de proteção dos animais.

De acordo com a Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA), as novas instalações podem ser encontradas em diferentes pontos de Sisli e foram projetadas especificamente para permitir que os cães e gatos que deambulam pelas ruas possam viver sem passar fome ou sede.
Estas estações de alimentação são supervisionadas, para garantir a manutenção das condições de saneamento, e estão disponíveis durante 24 horas por dia.

A medida vem juntar-se a outras leis no sentido de proteger os animais abandonados, como a que, desde 2004, obriga o município a responsabilizar-se pela vacinação dos mesmos contra a raiva e a esterilizá-los.
Em muitos casos, adianta a ANDA, os próprios moradores ajudam a cuidar destes animais e são organizadas campanhas frequentes de adoção. De salientar que, por serem castrados e, consequentemente, já não poderem reproduzir-se, o números de cães e gatos em situação de abandono em Istambul tem vindo a diminuir."
 
 
Também adorava que esta iniciativa fosse tomada em todas as cidades de mundo, mas como não quero pedir demais... já era muito bom que adoptassem essa ideia cá em Portugal!
 
Eu por cá faço o que posso, dou os restos de comida aos gatitos que moram lá fora e aos cães que por lá passam. De vez em quando também compro ração (da mais barata) e quando vejo que têm fome e não tenho mais nada para lhes dar, dou-lhe um pouco de ração, apesar de eles não gostarem muito por não estarem habituados.
 
Hajam boas iniciativas neste sentido. Os animais são nossos amigos! Cabe-nos a nós saber lidar com eles (já que é suposto o nosso cérebro funcionar melhor que o deles). LOL

Bjs M.

2 comentários:

  1. Olha que giro, não fazia a mínima ideia.
    Fazem muito bem ter destas iniciativas =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Achei particularmente interessante a parte da esterilização já que isso é essencial para que o número de animais não aumente.
    Eu que adotei uma cadela abandonada na rua há 15 dias e esta semana vejo mais uma abandonada à porta da escola do meu filho...até dói ter de os deixar a vaguear pela rua.
    precisamos de algo por cá, isso sem dúvida.
    beijocas

    ResponderEliminar