terça-feira, 20 de novembro de 2012

Poupança com Envelopes ?!

Bom dia a todas...
Ando seriamente a pensar adoptar este modelo de gestão das minhas finanças, para ver se consigo poupar algo mais, porque às vezes aparece um mês como este, em que se junta, seguro, inspecção, selo e revisão do carro e ficamos com as contas do avesso :s




Por isso andei a pesquisar e vou experimentar já no início deste mês de Dezembro.
 
 
O que é que vocês acham? Também usam este método? Não vos faz confusão ter o dinheiro em envelopes e não no banco?
 
 
Talvez comece por separar só para estas situações anuais como seguros, condomínio e outros; uma vez que sei ao certo quanto gasto por mês em despesas fixas e quanto tenho que deixar na conta para isso, mas, depois do que tenho lido, acho que é provável que também o faça às contas do dia-a-dia.
 
 
O que acham?
 
 
Bjs M.

10 comentários:

  1. É uma ideia interessante! Faz-me lembrar o tempo dos meus avós, eles é que faziam isso.

    ResponderEliminar
  2. Eu também ando muito seriamente a pensar em adotar este sistema mas ainda estou a ver qual a melhor maneira.Acho que é um sistema que pode adaptar perfeitamente ao supermercado, pois as coisas estão muitos dificeis.

    Bjs.
    Sónia

    ResponderEliminar
  3. Eu ainda não trato das contas da casa, mas quando tiver a minha casa, penso que irei fazer o mesmo.
    Parece que dá imenso jeito e realmente facilita as coisas na hora de pagar... Nem que seja só para seguro do carro, inspecções, imi... Esse tipo de coisas que pesam sempre..
    Se calhar comprar um cofre pequenino, só para dizer que está mais seguro o dinheiro...

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Eu já adotei em tempos, depois deixámos. Tenho vindo a ler e pensar sobre o assunto e ainda hoje escrevi sobre como vamos fazer :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kika. Não encontro o teu Blog, como te posso visitar?

      Eliminar
  5. Ando para fazer o mesmo. Assim, podemos relatar como corre a nossa experiência! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Uso parcialmente -apenas com o supermercado- o sistema de envelope (no caso porta-moedas). Faço levantamentos de 100 euros que meto no 'porta-moedas do super-mercado' usado por quem quer que vá às compras. O controlo/gestão é fácil de fazer: ver quantas semanas se aguentou com o mesmo levantamento de 100. De resto, vou vendo os movimentos de conta (com a ajuda de um excel onde os arquivo) como estão as coisas designadamente na aproximação dos meses das contas gorduchas. Como somos mto disciplinados e nada consumistas (eu chego mesmo a ser sovina) as coisas têm funcionado bem assim.

    ResponderEliminar
  7. Olá. O meu blog é novo, é http://querofalartedosmeussentimentos.blogspot.pt/

    :)

    ResponderEliminar
  8. Por experiência própria, o sistema de envelopes é do melhor que há para a gestão financeira de um agregado familiar.
    Só uso uma coisa diferente, não uso envelopes, uso contas bancárias DO diferentes, primeiro porque é mais seguro ter o dinheiro no banco do que em casa, segundo porque ao estar lá o banco tem um perspectiva muito positiva na altura de conceder crédito e taxas de DP e terceiro porque é mais fácil pagar com multibanco do que com dinheiro sempre na carteira (ainda sou assaltada).
    Uso assim 3 contas. A primeira é a conta dos nossos vencimentos, é também o onde é debitada a prestação da casa, todos os débitos directos e todas as quotas mensais. As quotas mensais é aquilo a que chamo a mensalidade de um determinado custo, por exemplo se o seguro do carro for anual no valor de 360€ então sei que tenho que deixar 30€ mensais nesta conta e quando chega a hora de pagar o seguro do carro/casa/condominio/etc não me custa tanto pagar por fui poupando ao longo do ano.
    A segunda conta é para comprar roupa, quando a conta chega a zero, não há mais nada para comprar. Esta conta foi mesmo para me controlar no momento das compras, pois muitas vezes perdia noção do limite.
    A terceira conta é para alimentação e combustível.

    Nem todos temos as mesmas despesas ou rendimentos, mas mediante os exemplos apresentados, é só adaptar.

    Tá claro que tive que encontrar um banco que não me leva despesas de manutenção e os cartões de MB são a baixo custo. Uso um cartão MB para cada conta específica e assim fica tudo controladinho.

    Confesso que não é gestão fácil porque aquilo que fica para o dia a dia é muito pouco…mas também não passo por apertos na altura de pagar e tenho todas as coisas em ordem e direitinhas.:))))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma optima ideia! Se me adaptar bem a este método, é uma opção a tomar. Confesso que sim, que acho perigoso ter o dinheiro "na mão", mas acaba por não ser muito.
      obrigada pelo teu testemunho.
      M.

      Eliminar