terça-feira, 18 de maio de 2010

Pilates


Hoje vou falar um pouco desta actividade. Comecei a praticá-la em Fevereiro deste ano, e noto que tem alguns exercícios muito parecidos com os que eu fazia na fisioterapia (por causa da lombalgia e dor ciática).

Também noto que estou muito enferrujada desde que deixei de fazer os exercícios da fisioterapia, mas com Pitaltes estou a recomeçar a ganhar mais flexibilidade de força.

Segundo este site, Pilates foi criado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates.


"Pilates é um conjunto de exercícios que pode ser praticado por qualquer pessoa. Como seus exercícios têm inspiração da yoga, zen budismo e artes marciais, ele é indicado para o atleta e o sedentário.

É excelente para o condicionamento físico, pós-reabilitação (depois que a pessoa sai da fisioterapia), hérnia de disco, lombalgias e tensões musculares.

As aulas costumam ser individuais ou em grupos de cinco alunos, com até dois instrutores do método supervisionando cada exercício. A vantagem é que a atividade física pode ser desenvolvida atendendo às necessidades específicas de cada aluno.

Seus movimentos podem ser realizados no solo ou em aparelhos. Nos equipamentos, as atividades possibilitam a incorporação das posturas e movimentos pelo praticante, facilitando uma nova leitura corporal e a prática dos exercícios no solo."


Tenho tentado não faltar às aulas, por que vejo que me obrigam a trabalhar os músculos (que pelos vistos estão muito malandros). Os exercícios são feitos muito lenta e pausadamente, o que obriga a forçar o músculo a trabalhar. Espero dentro d'alguns mesitos estar muito mais flexivel e sentir-me mais saudável :)





Este é um exercício que eu ainda estou longe de conseguir fazer :(

Cá cão algumas imagens para quem não sabe do que se trata:






E vocês, praticam algum tipo de exercício físico?

2 comentários:

  1. Para quem gosta de pilates sugiro uma vista de olhos no seguinte endereço:

    http://gameover.sapo.pt/article.html?id=50736

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    sou acadêmica de fisioterapia e estou fazendo uma pós graduação em pilates!
    É bem isso que você disse mesmo!
    Os exercícios são ótimos, basta ter persistência e fazê-los sepre!!
    Espero que você ainda esteja fazendo!
    Beijos!
    =)

    ResponderEliminar