sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Bolo de Laranja

Uma receita que me foi dada pela minha amiga P. e que tenho feito imensas vezes e sai sempre bem e boa!

Ela chama-lhe chifon de laranja.


Ingredientes:

6 ovos
2 chávenas de farinha
2 chávenas de açúcar
1 cháven de sumo de laranja
1 colher café fermento
1 colher café canela em pó
1 chávena de café de óleo


Preparação:

Comece por ligar o forno.

Primeiro, separam-se as gemas e as claras e batem-se as claras em castelo.

Num recipiente à parte juntam-se todos os elementos secos e misturam-se muito bem com uma colher.

Faça um "buraco" ao centro e deite as gemes (previamente mexidas), o óleo e o sumo de laranja. Bater bem com a batedeira.

De seguida deitam-se as claras (não deitar aquele liquido que fica no fundo das claras) na massa obtida e misturam-se com a colher sem as dissolver completamente (não usar a batedeira).

Deita-se o preparado numa forma untada com manteiga e farinha e vai ao forno a 180 a 200º durante 45 minutos.

Costuma ficar fofo e um pouco húmido. Eu não gosto deles secos. Normalmente regulo o tempo de cozedura com a espessura da massa. Quando tem mais sumo de laranja e fica mais líquida deixo mais 5 minutos no forno, vou controlando com um palito.


Delicioso!

6 comentários:

  1. Olá!!
    Que bom, uma receita super simples em que tenho os ingredientes todos em casa! Obrigada, já está no forno...logo digo como ficou!
    Beijihos aqui de Afife!

    ResponderEliminar
  2. :) Fico a aguardar o resultado! Espero que gostes.

    ResponderEliminar
  3. Olha lá...e convidar para ir beber um chá e comer uma fatia do bolo...não? se eu falar à N. ela junta-se já a mim e colamo-nos as duas...

    bjo

    Rafa

    ResponderEliminar
  4. Estavamos mesmo agora a combinar algo do género. Não sei é se haverá bolo :p

    Mas fica combinado, um dia destes temos chá e bolo de laranja ;)

    ResponderEliminar
  5. Desculpa...o tempo voa e falhei...mas já estou aqui!
    Ficou delicioso! Parabéns!
    Já coloquei post no meu blogue, reservando os teus direitos de autora!
    Até breve...
    visita:
    http://salgadosanjos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigada,
    foi excelente ideia o bolo e muitas das ideias que aqui tens, aliás acho que devias ter o titulo de Dona de Casa perfeita....mas parece que já têm dono!!!Não ficas nada atrás!
    Beijinhos

    http://salgadosanjos.blogspot.com

    ResponderEliminar