terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Bacalhau Dourado

Não sou propriamente uma “expert” nesta área, aliás acho que é nesta onde mais se aplica o meu lado desajeitado: A COZINHA!

Desde pequenita que fugia dela… mas com o tempo lá me fui familiarizando com as panelas e os tachos…
Agora… casada, a coisa mudou de figura! Já tenho que pôr mais vezes a “mão na massa”. Não me custa muito, tenho é falta de jeito e de prática.

Faço variados pratos mas não sei fazer refeições muito elaboradas.


A pior, para mim, é a minha SOPA :$ aquilo que para toda a gente é facílimo fazer. Não é que seja difícil, mas de início era de fugir e saía sempre igual (coitado do meu marido), depois fui aperfeiçoando um bocado, mas mesmo assim o habitual é pôr os legumes todos lá para dentro, deixar cozer e ralar tudo no fim. Agora já consigo fazer uma sopa aparentemente mais atraente :p

Nos outros pratos, às vezes até tento seguir uma receita, mas o mais certo é tirar umas ideias da receita e adaptá-la à minha falta de jeito e torná-la mais simples e prática.

Assim sendo, cá vai um receita (elaborada) que fiz. Uma receita que até me desenrasquei a fazer e, pelos vistos, saiu muito bem.

BACALHAU DOURADO

Ingredientes:

2 embalagens de migas de bacalhau (demolhado)
3 cebolas médias cortadas em meias-luas finas
500gr batatas
2dl azeite
4 ovos
sal q.b.
pimenta q.b.
2 dentes alho
Pimentos verdes
2 folhas louro
Salsa picada q.b.

Preparação:

Coza o bacalhau em água durante uns 15 minutos e guarde. Na mesma água coza as batatas até ficarem macias e corte-as às rodelas. Se não tiver muito tempo, coza tudo ao mesmo tempo. As batatas devem ser passadas em água fria antes de as cortar às rodelas, ou então esperar que arrefeçam um bocado.

Ligue o forno para aquecer.

Entretanto, num tachinho, levo ao lume o azeite, cebola, alho, salsa, pimenta, louro, pimento e uma pitada de sal e deixe que tudo ferva bem e se torne num molho.

Pegue numa terrina de ir ao forno e cubra o fundo com o molho, depois coloque uma camada de rodelas de batata e por cima uma camada de bacalhau. Faça outra de batata e outra de molho para terminar.

Se vir que faz falta, regue no final com mais um pouco de azeite. Por fim, bata os 4 ovos e espalhe-os no cimo da terrina até cobrir tudo.

Eu costumo usar as quantidades a olho, consoante as pessoas. A verdade é que nem sempre dá certo... mas lá me desenrasco. Também já fiz a mesma receita mas, em cima, em vez dos ovos, usei maionese lihgt. Também ficou muito bom.

Leve ao forno para gratinar e bom apetite.

P.S.: Quando voltar a fazer coloco uma foto.

Aceito dicas para melhorar as receitas que aqui colocar, quer nutricionalmente, quer com outras iguarias(desculpem palavra cara). Por isso etejam à-vontade para comentários e sugestões.

Sem comentários:

Enviar um comentário