quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Feng Shui - Início


Vou falar um pouco sobre este tema, porque foi um tema que me atraiu bastante quando o conheci (há uns anos atrás) e é um tema ainda muito desconhecido, talvez por não ser um assunto com raízes na nossa cultura.

Em chinês, a palavra Feng, significa vento, e Shui, significa água, e a expressão refere-se à suavidade do vento deslizando sobre a água. Ou seja, deixar as energias fluírem, circularem e nunca estagnar.

O Feng Shui visa a localização e orientação correcta de diferentes tipos de energia em um local. A aplicação do Feng Shui numa casa, loja ou empresa, tem por finalidade, fazer com que não haja estagnação da energia vital (Chi) em áreas de interesse de sua vida.

O Feng Shui permite através dos ajustes e soluções, utilizando objectos simbólicos, plantas, espelhos, cristais, fontes, cores, etc., buscar a ordem e equilíbrio, restaurando o fluxo natural da energia ch’i em nossos ambientes e em nossa vida.

As áreas de interesse onde o Feng Shui se aplica são: Prosperidade, Sucesso, Relacionamentos, Criatividade, Amigos, Trabalho, Espiritualidade e Família.


Primeiro Passo para aplicar o Feng Shui num local

Antes de mais nada, uma boa limpeza é fundamental. Bagunça, sujidade, coisas amontoadas ou objectos partidos indicam restrição ao fluxo de energia. E, excesso de objectos gera sensação de opressão.
Excesso de objectos, roupas velhas guardadas – significa estagnação de energias. Ou seja, como já tem muita coisa, não precisa receber mais nada. Se estiver localizado na área da Prosperidade, pior ainda – pois não há recebimento de coisas externas.
Comece por se livrar de tudo que não tiver utilidade ou valor afectivo. Verifique se tudo está a funcionar plenamente: lâmpadas, relógios, canalizações, etc. Depois, de consertar ou eliminar o que não interessa, organize o que sobrou.


Dicas de Feng Shui:

Para buscarmos o equilíbrio e harmonia do ambiente e consequentemente o nosso próprio equilíbrio e harmonia, existem alguns princípios básicos do Feng Shui que devem ser respeitados.

- Toda mudança externa que estamos a fazer num ambiente proporciona uma mudança interna em nós mesmos, portanto precisamos ter consciência dos nossos desejos, tendo em mente o melhor para nós e para os outros.

- Antes de ocuparmos um imóvel é importante sabermos o seu histórico, isto é saber quais as condições dos ocupantes anteriores. Investigar se os antigos moradores que desocuparam o imóvel foram para uma condição melhor (casa mais ampla, promoção no emprego, ampliação, etc.) ou pior (perda de emprego, doença, fracasso, etc.). Isso devido ao facto da energia dos antigos ocupantes permanecer no ambiente, o Feng Shui ajuda a transmutar a energia deixada no local.

- É necessário reduzir o entulho, temos a tendência de guardar recordações juntamente com as lembrancinhas e o acumulo de entulho distorce o fluxo da energia ch’i. Locais com muita tralha, papeis, livros velhos, tendem a estagnar o ch’i. Por isso, antes de mais nada, uma boa limpeza é fundamental. Bagunça, sujidade, coisas amontoadas ou objectos partidos indicam restrição ao fluxo de energia. E, excesso de objectos gera sensação de opressão. Excesso de objectos, roupas velhas guardadas – significa estagnação de energias. Ou seja, como já tem muita coisa, não precisa receber mais nada. Se estiver localizado na área da Prosperidade, pior ainda – pois não há recebimento de coisas externas. Comece por se livrar de tudo que não tiver utilidade ou valor afectivo. Verifique se tudo está a funcionar plenamente: lâmpadas, relógios, canalizações, etc. Depois, de consertar ou eliminar o que não interessa, organize o que sobrou.

- Os semelhantes se atraem, portanto aquilo que somos é o que iremos atrair. Devemos organizar nosso o ambiente de forma a reflectir o que desejamos em nossas vidas. Um ambiente alegre, saudável, irá atrair alegria e saúde.

- A manutenção do ambiente é tão importante quanto à higiene e saúde do nosso corpo, portanto todo o conserto, trocas de móveis, trabalho doméstico deve ser considerado como um trabalho de amor. Cada acto de melhoria é uma oportunidade para mudar e aumentar a qualidade da nossa vida.

- A casa de banho é um local de muita importância para o Feng Shui, ele representa o elemento água, que está relacionado ao dinheiro e as nossas emoções. É um local onde há fuga da energia ch’i, tudo o que não serve mais para o corpo é na casa de banho que é eliminado. E é imprescindível que a tampa da sanita permaneça sempre fechada e se possível a porta da casa de banho também.

- Não mantenha lixo acumulado dentro dos ambientes, principalmente na cozinha, que representa o elemento fogo, o qual alimenta a força energética que activa a nossa riqueza.

- Não mantenha relógios parados na sua casa ou local de trabalho. O relógio é símbolo do tempo, a sua função é contar o tempo e um relógio parado não exerce a sua função.

- O espaço externo reflecte o espaço interno, portanto criando um ambiente harmonioso estamos a atrair para as nossas vidas saúde, sucesso, bons relacionamentos e prosperidade. É isso que o Feng Shui, através da distribuição adequada da energia ch’i nos proporciona.

- Os espelhos no quarto de dormir têm que ser evitados. Tenha em mente que nos quartos os espelhos podem puxar a energia na direcção deles, afastando-a de você. Se você tiver um espelho no quarto posicionado de modo a ver seu reflexo enquanto está na cama, você pode ter problemas de saúde, insónia ou sonhos ruins. A melhor solução é mudar o espelho de local ou, cobrir o espelho ao dormir. Não se deve colocar espelhos na frente, no tecto ou atrás das camas e, se os tiver, para obter uma energia mais pacífica e harmoniosa, coloque apenas espelhos redondos ou ovais. Saiba que: ver-se dormir não traz Boa Sorte; ver-se dormir dobra os problemas e preocupações; o espelho lembra uma janela, onde toda a nossa intimidade é exposta.

Sem comentários:

Enviar um comentário