quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Feng Shui - Significado das Cores





Significado das cores no Feng Shui

A cor é o principal instrumento utilizado pelo Feng Shui na busca de equilíbrio e harmonia num ambiente. Cada cor é relacionada a um dos cinco elementos do Feng Shui (Água, Madeira, Fogo, Terra e Metal) e proporciona sentimentos e emoções diferentes.


É importante compreender as características de cada cor para aplicá-la correctamente. Além disso, as cores podem ter tantos significados positivos quanto negativos, dependendo de sua intensidade, local e forma de aplicação no ambiente.


Vermelho: está relacionado com elemento fogo, com o Verão. É a cor do sangue e por isso também está relacionado com a vida e a força e energia vital máxima. Esta é uma cor Yang e por isso, o ideal é que seja utilizada em ambientes que tenham como objectivo a interacção entre pessoas como a sala de estar, a sala de estar, ou mesmo a sala de jantar.


Não é recomendado o uso de vermelho:


Na casa de banho: Além deste ser um local Yin por natureza, é ligado ao elemento água;


Na cozinha: este ambiente já é muito Yang, a colocação da cor vermelha pode causar desequilíbrios;


Nos quartos: o objectivo deste local é promover tranquilidade e repouso, por isso o ideal é o uso de cores suaves.



Amarelo: Apesar do amarelo estar relacionado ao elemento terra, também é uma cor Yang. O amarelo representa a luz do Sol e o brilho do ouro. Seu uso melhora a concentração e a facilidade de comunicação.


A cor amarela, assim como a vermelha, deve ser utilizada em ambientes Yang como a sala de estar. Também é necessário evitar o seu uso em quartos de banho e quartos de dormir. Já na cozinha o amarelo pode ser utilizado em detalhes ou em uma das paredes.



Laranja: A cor laranja está situada entre o elemento fogo e o elemento terra, portanto, carrega um pouco das características dos dois elementos. Também é uma cor Yang e segue as recomendações feitas para o uso da cor amarela. A diferença é que o laranja, com o devido cuidado, pode ser aplicado nos quartos, principalmente de adultos e de preferência na parede atrás da cama.



Azul: A cor azul está relacionada ao elemento água e remete-nos para a natureza, seja no céu ou no mar. O azul, quando usado de forma regrada, proporciona-nos tranquilidade, porém, usado em demasia pode favorecer a introspecção e isolamento.


Deve-se usar o azul em ambientes que visem descanso e tranquilidade, como quartos e sala de meditação.

De forma geral, não é recomendado o uso de azul em: Salas de estar e de jantar: a cor azul é Yin e não propicia ou facilita a comunicação e a interacção entre pessoas, por isso não é recomendado o seu uso em ambiente Yang, como os citados.


Cozinha: este ambiente é Yang e relacionado ao elemento fogo, assim o uso de azul pode significar a redução do "fogo", ou seja, a diminuição da energia vital do ambiente, da casa e de seus moradores.


Preto: A cor preta relaciona-se ao elemento água e é o símbolo do máximo Yin. Por isso mesmo, o seu uso em paredes não é recomendado para ambientes internos.



Verde: O verde é ligado ao elemento madeira e à Primavera. Representam o crescimento, desenvolvimento, natureza e saúde. A cor verde pode ser utilizada com bastante liberdade em todos os ambientes da casa, independentemente de sua função. Neste caso, deve-se apenas tomar cuidado para colocar tons suaves de verde nos ambientes como quarto e cozinha, podendo nas salas utilizar tons mais brilhantes.Está relacionada com o elemento metal e remete-nos a pureza, limpeza, e abertura para novas possibilidades e oportunidades, assim como uma tela em branco à espera de ser pintada.



Branco: A cor branca pode ser utilizada com total liberdade em toda a casa, tanto externamente como nos ambientes internos. Essa é a cor escolhida pela maioria das pessoas tanto para ambientes residenciais como profissionais.O único detalhe que deve ser observado é a procura pela utilização da cor branca sem brilho em ambientes Yin (quarto, quarto de banho, etc.) e com brilho em ambientes Yang (sala de estar, cozinha...).



Fonte: http://www.sobre.com.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário