Ainda andei a pensar se escrevia ou não este post, mas depois pensei, e por que não? Podem aparecer pessoas com dúvidas ou com outras experiências, e nunca é demais sabermos a opinião dos outros, mesmo que nos possam imaginar com uma figura horrível tendo que usar algo tão postiço.
Pois bem, por volta dos meus 18 aninhos, foram-me aparecendo os 4 dentes de siso, até aí tudo muito bem, o problema foi quando se viu que não havia espaço para tanto dente na minha boca e, durante +/- 2 anos, fiz um esforço enorme no maxilar, para poder mastigar e até falar, até que acabei por romper uma parte do maxilar que acabava por encravar, tanto aberto como fechado.
Ao fim desses 2 anos, e após uma consulta a um ortodontólogo, vimos que a solução seria tirar os 4 dentinhos intrusos. E assim foi, no prazo de 4, 5 meses arranquei os 4 dentes.
Os anos foram passando, a boca fechava, mas também encravava muitas vezes. Ou ficava aberta e tinha que fazer um esforço com a mão para o fechar, ou ficava fechada e tinha q esforçar o maxilar para a abrir.
Imaginem o filme, ultimamente, para conseguir bocejar (aquilo que uma pessoa faz quando o bocejo quer, e não quando nós queremos). Quando o bocejo se aproximava, primeiro tinha que forçar o maxilar a abrir e ficava uns segundos de boca aberta à espera do bocejo que entretanto tinha sumido (podem-se rir lol). Para comer uma maçã a mesma situação...
Até que ultimamente, além do incómodo do "encravamento", comecei a ter dores, até que consultei um estomatologista e a solução apresentada foi a de usar uma Goteira de Oclusão (ou de relaxamento). Confesso que de início achava que aquele simples aparelhinho não me iria ajudar em nada, mas enganei-me.
(cá está a foto da minha goteira, desculpem a má qualidade)
Já a uso desde Fevereiro e desde essa data, a boca nunca mais encravou. Aconteceu uma ou outra vez doer devido a algum esforço, mas resultou!
O mal desde aparelhinho é ter que, em princípio, usá-lo eternamente 😟
Como devem imaginar, é um aparelho muito pouco romântico (o que vale é que só o utilizo à noite), mas acaba por ser engraçado quando vemos a nossa cara metade a partir-se a rir com as cenas que fazemos ao tentar falar com o dito-cujo na boca. Isto porque, tudo o que são ss's, passam a ser xx'x 😀 Agora já com alguns meses de treino, já consigo dizer melhor as palavras.
Mas não pensem que é fácil no início.... Nos primeiros meses a boca está-se a adaptar à nova posição de fechar, e os músculos que antes estavam a relaxar estão agora a exercer a sua função, e segundo a médica, vai levar algum tempo aos músculos voltarem a ser o que eram quando eu tinha os meus 18 aninhos. De manhã era o mais difícil, os dentes estavam muito sensíveis, e comer um pão ao pequeno-almoço eram uma tarefa muito dolorosa. Mas agora já consigo 😊
Mas ainda estou numa fase de adaptação, quando dou por mim, estou a fazer uma pressão enorme nos dentes (a fechá-los com muita força), o que costumo fazer é colocar a lingua no meio para tentar deixar o músculo relaxar, mas nem sempre me lembro. E à noite também. A dita-cuja é feita de acrílico, e às vezes fico com a sensação que estou a trincar com tanta força, que vou partir o aparelho todo!
Quanto à manutenção da goteira, a médica aconselhou umas pastilhas da Corega, para colocar meia pastilha num copo de água, uma vez por semana e deixar lá durante 1 dia.
No dia-a-dia, de manhã, ao levantar tiro-a e lavo-a com um pouquinho de pasta dos dentes (e esfrego bem com uma escova de dentes), depois coloco na caixinha que a médica deu, até à noite.
E vocês, já tiveram algum problema deste género? Contem-me as vossas experiências.
Beijinhos