sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Dúvidas de Culinária # 1

Como tenho referido nos últimos post's, este ano ando numa de me tornar menos desajeitada na cozinha. Por isso, vou começar a colocar aqui algumas dúvidas que me vão surgindo (e a outras pessoas mais tímidas) e outras questões, nem são tão dúvidas, mas às vezes é para obter uma troca de ideias. Peço desculpa se algumas questões parecerem muito.... dahhhh, mas conto com a vossa compreensão.



Ora cá vão algumas questões.

1 - As folhas de louro, utilizadas para temperar, devem ser usadas verdes ou secas?

2 - A beringela e a courgete, devem ou não ser descascadas antes de cozinhas? (eu só as uso na sopa)

3 - Qual a melhor forma de lavar os brócolos e a couve-flor? (já partidinhos, colocados em água com vinagre? é suficiente)

4 - Como guardam os legumes e vegetais que compram no frigorífico? Dentro do saco plástico quem vem do supermercado, ou simplesmente os colocam na gaveta?

4.1 - Eu por norma tudo o que compro coloco sempre no frigorífico (excepto os nabos), e vocês, colocam os legumes e vegetais sempre no frigorífico até serem utilizados?

Por hoje é só :)

Agradeço desde já a quem se der ao trabalho de me responder, vou concerteza ficar muito grata.

Bjinhos e até à próxima.

6 comentários:

  1. Olá,

    1-Eu uso as folhas de louro secas (creioqsão venenosas verdes)

    2-Não sei em relação beringela porque nos pratos em que uso, leva casca mas sou incapaz de comê-la. A courgete não descasco.
    3- Não sei
    4-Conforme.
    5- Se estavam no frigorífico quando os comprei,sim. Se não estavam no frigorifico e vou usá-los no dia ou dia seguinte, deixo na rua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Aqui vão as minhas dicas ;)
      1º - Eu uso folhas de louro secas e corto-lhes sempre as duas pontas. Dizem, na terra da minha mãe, que as duas pontas têm maior concentração de um líquido que faz mal e pode ser venenoso, por isso, pelo sim ou pelo não, corto sempre as duas extremidades;

      2º - Eu cozinho sempre com casca estes dois legumes. O médico aconselhou cozer tudo com casca, porque é nela que se encontra maior concentração de vitaminas. Até as cenouras vão com casca!!!

      3º - Eu lavo-as em água corrente, apenas.

      4º e 4.1 - Guardo-os sempre no frigorífico dentro de um saco normal: se eu não os utilizar logo, então guardo-os dentro de um saco preto, ajuda a prolongar o tempo de vida.

      Bons cozinhados ;)

      Eliminar
  2. Bem, ia para responder mas acho que já está tudo.
    Apenas tenho a dizer, que relativamente aos legumes, se eles me parecerem um pouco mais sujos acrescento um pouco de vinagre à agua, como referis-te.
    http://dicas-para-poupar.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  3. Olá Marlens,
    Então respondendo ás tuas dúvidas é o seguinte:
    1- Só usos as folhas secas.
    2- Tanto na beringela como na courgete, dlavo bem e depois deixo de mergulho alguns minutos em água e vinagre, depois só corto os topos, o resto vai para a panela, também aproveito as cascas.
    3- Aface, brócolos e couve flor, passo por água mas depois também os deixo mergulhados em água e vinagre não só para desinfectar como para algum bichinho que esteja ou nos brócolos ou couve flor se solte com mais facilidade (visto serem mais dificeis de lavar debaixo da torneira).
    4- Alguns deixo no saco de plástico, outros tiro do saco e coloco directamente na gaveta, varia.
    4.1- Ponho tudo no frigorifico, até as cebolas, assim duram mais tempo sem grelar.
    Espero ter ajudado...
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  4. Na agua para desinfectar fruta, legumes e verduras , para além de vinage , acrescento 1 ou 2 colheres de sopa de sal grosso.

    ResponderEliminar