quinta-feira, 13 de maio de 2010

Goteira de Relaxamento (Oclusão)

Ainda andei a pensar se escrevia ou não este post, mas depois pensei, e por que não? Podem aparecer pessoas com dúvidas ou com outras experiências, e nunca é demais sabermos a opinião dos outros, mesmo que nos possam imaginar com uma figura horrível tendo que usar algo tão postiço.

Pois bem, por volta dos meus 18 aninhos, foram-me aparecendo os 4 dentes de siso, até aí tudo muito bem, o problema foi quando se viu que não havia espaço para tanto dente na minha boca e, durante +/- 2 anos, fiz um esforço enorme no maxilar, para poder mastigar e até falar, até que acabei por romper uma parte do maxilar que acabava por encravar, tanto aberto como fechado.

Ao fim desses 2 anos, e após uma consulta a um ortodontólogo, vimos que a solução seria tirar os 4 dentinhos intrusos. E assim foi, no prazo de 4, 5 meses arranquei os 4 dentes.

Os anos foram passando, a boca fechava, mas também encravava muitas vezes. Ou ficava aberta e tinha que fazer um esforço com a mão para o fechar, ou ficava fechada e tinha q esforçar o maxilar para a abrir.

Imaginem o filme, ultimamente, para conseguir bocejar (aquilo que uma pessoa faz quando o bocejo quer, e não quando nós queremos). Quando o bocejo se aproximava, primeiro tinha que forçar o maxilar a abrir e ficava uns segundos de boca aberta à espera do bocejo que entretanto tinha sumido (podem-se rir lol). Para comer uma maçã a mesma situação...

Até que ultimamente, além do incómodo do "encravamento", comecei a ter dores, até que consultei um estomatologista e a solução apresentada foi a de usar uma Goteira de Oclusão (ou de relaxamento). Confesso que de início achava que aquele simples aparelhinho não me iria ajudar em nada, mas enganei-me.


(cá está a foto da minha goteira, desculpem a má qualidade)

Já a uso desde Fevereiro e desde essa data, a boca nunca mais encravou. Aconteceu uma ou outra vez doer devido a algum esforço, mas resultou!

O mal desde aparelhinho é ter que, em princípio, usá-lo eternamente 😟

Como devem imaginar, é um aparelho muito pouco romântico (o que vale é que só o utilizo à noite), mas acaba por ser engraçado quando vemos a nossa cara metade a partir-se a rir com as cenas que fazemos ao tentar falar com o dito-cujo na boca. Isto porque, tudo o que são ss's, passam a ser xx'x 😀 Agora já com alguns meses de treino, já consigo dizer melhor as palavras.

Mas não pensem que é fácil no início.... Nos primeiros meses a boca está-se a adaptar à nova posição de fechar, e os músculos que antes estavam a relaxar estão agora a exercer a sua função, e segundo a médica, vai levar algum tempo aos músculos voltarem a ser o que eram quando eu tinha os meus 18 aninhos. De manhã era o mais difícil, os dentes estavam muito sensíveis, e comer um pão ao pequeno-almoço eram uma tarefa muito dolorosa. Mas agora já consigo 😊

Mas ainda estou numa fase de adaptação, quando dou por mim, estou a fazer uma pressão enorme nos dentes (a fechá-los com muita força), o que costumo fazer é colocar a lingua no meio para tentar deixar o músculo relaxar, mas nem sempre me lembro. E à noite também. A dita-cuja é feita de acrílico, e às vezes fico com a sensação que estou a trincar com tanta força, que vou partir o aparelho todo!

Quanto à manutenção da goteira, a médica aconselhou umas pastilhas da Corega, para colocar meia pastilha num copo de água, uma vez por semana e deixar lá durante 1 dia.

No dia-a-dia, de manhã, ao levantar tiro-a e lavo-a com um pouquinho de pasta dos dentes (e esfrego bem com uma escova de dentes), depois coloco na caixinha que a médica deu, até à noite.

E vocês, já tiveram algum problema deste género? Contem-me as vossas experiências.

Beijinhos

103 comentários:

  1. Cá está, isto é mesmo para mim!! Obrigada pelo teu testemunho lá no Ensaimada.

    Fiquei mais preocupada na altura porque a minha médica me falou em usar aparelho em baixo, coisa que não me apetece muito. Se bastar a goteira, tanto melhor.

    Tenho de voltar a uma consulta.

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que encontrei o teu post!
    Vim hoje da dentista e ela disse-me que tinha de usar uma goteira. Não conheço ninguém que use e portanto vim procurar à net. A tua explicação acalmou-me imenso! =D
    O meu problema não é bem o teu, mas é semelhante. Faço muita pressão nos dentes enquanto durmo então, estou a ficar sem dentes caninos e os meus maxilares desencaixam e encaixam com uma facilidade estúpida. O problema é que podem um dia desencaixar e não voltar a encaixar mais! Quando ando mais nervosa ou quando como alimentos mais duros doem-me =(
    Ela disse que a goteira ia ajudar imenso.
    Só que ainda é bastante cara. Não é?
    E uma coisa, sabes para quanto tempo dura? Um ano? 10anos? Não tenho a mínima noçao!
    Obrigada pelo esclarecimento e pelo post fantástico!

    Marina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um ano, porque começar a romper da pressão que fazemos com os dentes de cima contra os de baixo.

      Eliminar
  3. Ola Marina.
    Espero que venhas ver de novo o tópico, porque não em deixaste o teu email.
    Pelo que sei sim, a goteira é muito usada para as pessoas que "gastam" os dentes sem se aperceberem.
    Quanto a preços não sei se te posso ajudar muito, porque eu tenho seguro de saúde que inclui a especialidade de estomatologia. Eu paguei 150,00€ pela goteira, e cerca de 90,00€ pelos moldes. Não sei ao certo que percentagem foi paga pelo seguro.
    Quanto ao tempo que dura, não te sei dizer bem... Aquilo é de acrílico, tens que ter cuidado pra não deixar cair. Acho que a minha está um bocado estalada de ter caído no lavatório quando a lavava, mas depois disso já fui à dentista e ela não me falou nada. Pelo que me parece, aquilo deve durar bastantes anos, porque pelo que me apercebo, aquilo não está a romper, pelo menos não muito.
    Vou à médica de 2 em 2 meses para ela ver como está e acertá-la/afiná-la se fizer falta. (é é chato pagar sempre a consulta).
    Mas tens que pensar que é um mal necessário. Antes este investimento do que ficarmos sem dentes até à velhice ou termos que ser operadas e ficarmos com marcas :(
    Boa sorte e qualquer coisa estou sempre por aqui.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá, por acaso tambem uso goteira à uns 4 anitos, mas não teve nada haver com os dentes, penso que foi durante uma noite de sono que por alguma razão bloqueei os maxilares e de tanto forçar os maxilares nos dias/semanas seguintes para abrir e fechar acabei por lixar a cartilagem e então lá tive a opção da goteira (já que uma operação é bastante complicada e complexa nesta zona, não sendo de todo recomendável havendo outra solução).

    Certamente que a goteira ajuda bastante, e então é recomendável para quem tiver os mesmos sintomas consultar um bom médico-dentista.
    No meu caso fui acompanhado por uma amiga recém-dentista e seu mentor (que também é especialista na área) na Faculdade de Medicina Dentária do Porto e agora apenas passo pelo consultório da doutora num máximo de 6 em 6 meses para a correcção da goteira se necessário.

    Beijos,
    André
    and15@iol.pt

    ResponderEliminar
  5. Olá... ainda bem que encontrei este post... tanto pesquisei na net e finalmente algo interessante... Eu comeceihoje a usar a minha, agora uso todo o dia menos para comer... e sincaremente é o que pensava, "fogo, isto não eve resultar em nada"...
    O que sinto é uma vontade enorme de morder comtanta força até partir isto... MAs foi tão caro que me arrependo... E fico na dúvida se serei capaz de utilizá-lo durante mais tempo...

    ResponderEliminar
  6. Olá Easy.

    No início é sempre esquesito. Não posso falar por ti porque só uso a minha durante a noite, penso q usar o dia todo deve ser mais chato.

    Eu agora já ñ consigo dormir sem ela. Ha noites que me esqueço de a meter e acordo várias vezes a sentir falta dálguma coisa.

    Penso que agora já ñ tenho tanta vontade de a trincar até partir, deve ser o maxilar que começa a relaxar.

    Temos que pensar que é uma mal necessário :)

    No que eu poder ajudar, estou sempre por aqui e és sempre bem-vinda. Podemos sempre partilhar experiências.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá. Já me falaram em usar a goteira. Encontrei este blog e achei interessante uma vez qu etenho algumas perguntas:
    Mas como funciona? é uma "protecção" que já vem feita? ou temos que fazer moldes, como se fosse um aparelho? e é mole? pesquisei na net em imagens,e vi que parece uma protecção em plástico. É preciso apertar como os aparelho? Cobre os dentes todos ou só a parte de cima (da coroa)?
    Obrigada
    Podem responder aqui no blog :)

    ResponderEliminar
  8. Ola.
    1 - A goteira (a minha) funciona durante a noite para obrigar os musculos do maxilar a relaxar e consequentemente para o maxilar não sair do sítio.

    2 e 4 - Tens que fazer moldes como para um aparelho normal, e depoias vais umas 3 vezes lá para o dentista ir acertando. Aquilo tem 2 ferrinhos incorporados e penso que é ali que eles os fixam melhor para se adaptarem.

    3 - É de acrilico, uma espécie de plástico duro, não é maleavel.

    5 - Não sei como são as outras, eu só conheço a minha, e eu só uso na parte de cima e cobre-me os dentes quase todos, ficam de fora os últimos, 1 de cada lado.

    Espero ter ajudado.

    Volta sempre.

    ResponderEliminar
  9. Olá a todos! Sou o Luis e a partir de hoje vou começar a usar a goteira de relaxamento.

    Não devo dormir com ela, porque tenho alguma dificuldade em adormecer, mas sempre que possa vou tentar usar.

    Beijos/abraços a todos e espero que se sintam melhor

    ResponderEliminar
  10. Olá!
    Depois de pesquisar um bocado sobre as "goteiras", lá descobri este blogue e que achei útil e interessante.
    Como todos vós, também vou passar a usar a minha goteira...penso que a partir da próxima sexta-feira devido à disfunção temporo-maxilar que tenho. Ainda não sei durante quanto tempo terei de ficar com ela, se é só de noite ou durante o dia todo. O que sei é que tenho de usá-la, porque os estalos no maxilar são frequentes e já são incómodos. Esperemos até sexta...mas a curiosidade ao pesquisar sobre o assunto aumenta a cada dia que passa.
    Boa sorte a todos ;)
    Carla (cmrfmadeira@hotmail.com)

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde,
    Como tinha dito, hoje sexta-feira fui ao dentista e não quis ficar sem deixar a minha experiência com a goteira. É verdade, já estou a usá-la para me começar a habituar, mas não tem sido lá muito fácil. Ter um corpo estranho na boca, a apertar um bocadinho os dentes...é esquesito, mas a verdade é que não dói, mas é incómodo! Dá sensação de vómito atrás de vómitos nas primeiras vezes, tenho de tirar um pouco e voltar a encaixar, mas penso que é tudo uma questão de hábito...espero eu ;)
    Ficou estipulado que só tenho de usá-la à noite, vamos ver como resulta.
    Vou dando notícias.
    Bjinhos
    Carla

    ResponderEliminar
  12. Olá Carla.

    Realmente é uma questão de hábito. Dentro de 1 mês mais ou menos já estás habituada. Eu depois tive alturas que já não me dava a dormir sem ela. è sempre chato, mas vais ver que funciona.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. ola u vou hoje por uma goteira espero me adaptar bem com ela digam me aquilo doi durante a noite obrigado.(a)

    ResponderEliminar
  14. Olá.
    A goteira em si não magoa, o que custa no início (à noite porque é quando uso) é a adaptação da nossa dentição à goteira. De início de manhã, vais acordar com dor de dentes, quase sem conseguires trincar, mas dali a 3 dias passa, porque é o maxilar a adaptar-se à goteira e são os músculos do maxilar a adaptar-se à nova posição.

    Espero ter ajudado.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  15. Olá:
    Uso a goteira há uns meses, mas já devia de utilizar há alguns anos. O meu problema no maxilar adveio de uma lesão desportiva, quando num jogo de basquetebol levei uma cotovelada em cheio no maxilar. Nas semanas seguintes fiquei bastante dorida e com muitas dificuldades em abrir a boca, mas como passou e a única diferença que tinha era um simples estalar quando abria a boca não liguei e deixei o tempo passar até que...comecei com muitas dores no maxilar, quando abria e fechava a boca e esta prendia muitas vezes. Outro grande problema foram as dores de cabeça horríveis.
    A minha sorte foi a minha irmã, que está a tirar o curso de médica dentista que diagnosticou o meu problema encaminhando-me para a minha médica.
    Infelizmente a goteira só irá prevenir que fique pior e irá atenuar as dores e a pressão que tenho no maxilar, porque tenho um grande desgaste no osso do maxilar (parte que encaixa e que nos permite abrir e fechar a boca)que não tem regressão. A única solução era a cirurgia mas para além de ser muito dispendiosa as probabilidades de sucesso são poucas.

    Cumprimentos e boa sorte com a tua goteira (um conselho: a higiene dos dentes antes da sua utilização e também da goteira são mesmo muito importantes, porque o uso desta e uma má higiene dos dentes pode provocar cáries)

    Madalena

    ResponderEliminar
  16. Olá Madalena.
    Obrigada pelo teu testemunho.
    Eu concordo com o que disseste e, apesar de lavar sempre os dentes antes e depois de colocar a goteira, noto os meus dentes muito mais sensíveis a cáries :(
    O meu diagnóstico foi identico ao teu: usar a goteira pra sempre ou tentar a cirurgia...
    E, à velocidade que tenho desgastado a minha, daqui a algum tempo penso que vou ter que a substituir :(
    Realmente uma pessoa nunca sabe o que nos pode pregar partidas...

    ResponderEliminar
  17. boas,
    vim ha pouco do dentista e disseram-me que deveria usar goteira para ajustamento dos maxilares..estou um pouco triste porque não me apetece nada ter de usar isso todas as noites daqui p frente..a mim vai-me custar 77€..tanta gente que agr anda a por isto que tenho medo que seja mais uma forma de negocio..no meu caso quando abro e fecho a boca os maxilares estalam entao a goteira sera para corrigir a sua posição..bem..vamos ver..com estes posts ja fiquei um pouco mais elucidado..obrigado a todos

    ResponderEliminar
  18. Olá!
    Ainda bem que encontrei este blog porque andava a pesquisar sobre esta história das goteiras e não encontrava nada...

    O que acontece comigo é que tenho dores horríveis de cabeça, nuca, ouvidos...
    Já fui ao otorrino e à dentista e ambos me diagnosticaram uma disfunção da ATM.

    O meu problema é que a minha dentista não faz as ditas goteiras.
    Recomendam algum bom dentista na zona de Setúbal?

    Obrigada e as melhoras
    :)

    Margarida

    ResponderEliminar
  19. Olá Margarida.

    Benvinda!

    Eu não te posso ajudar porque sou cá do Minho, mas talvez haja aqui alguém que te possa ajudar. Se aparecer eu digo-te. Tens que procurar por um estomatologista e não dentista.

    Boa sorte.

    ResponderEliminar
  20. olá, bom dia.
    vim agora do dentista e tambem vou ter de usar a goteira de relaxamento, nos dentes de cima e nos debaixo.
    fiquei preocupada porque a médica disse que pelo menos durante um mes e meio vou ter de usar durante o dia, pois alem dos estalidos tenho tambem uma dor na orelha á mais de um ano, que aparece e outras desaparece.
    disse tambem para evitar comer sandes, pastilhas,e fruta rija.disse para evitar fechar a boca, para não fazer força com os dentes,porque tenho os musculos junto aos maxilares tão rijos que os tendoes já teem alguns nós.
    dia 12 de maio começo a usar e o preço total ficou em 150€ (com seguro dentário).
    quando começar a usar volto a escrever.
    parabens pelo teu blog, pois é muito esclarecedor.
    andreia

    ResponderEliminar
  21. A este post quase todos vimos cá parar da mesma forma... ida ao dentista, necessidade de usar goteira, pesquisa na net sobre o assunto e cá estamos nós a ler o testemunho da Marlene, obrigada por o ter aqui colocado.
    Eu tenho faço demasiada pressão com os dentes e ainda que não se ouça o ranger o efeito final é o mesmo, dores nos maxilares, nos dentes e ainda por ser daqui que venham as minhas dores na cervical e na cabeça :(
    Vim ontem da dentista com esta noticia, ainda terei de ir fazer a ortopomtomegrafia e depois então terei a certeza se será só durante a noite ou também durante o dia.
    E espero mesmo que venha a ter algum resultado porque sendo os meus dentes fraquinhos ("noto os meus dentes muito mais sensíveis a cáries" fiquei preocupada com esta parte), e com tendência a partir, com toda a pressão que lhes faço ainda os parto mais :(.
    Depois de ter novidades tentarei aqui passar para dar o meu testemunho do pós...
    Obrigada Marlene.

    ResponderEliminar
  22. Olá...
    Ainda bem que podemos encontrar-os aqui no meu cantinho :)
    Eu como já disse, notei imensas melhorias desde que a comecei a usar. O maxilar praticamente nunca mais deslocou. Noto é quando alguma noite não a ponho, que passo a noite com dor de dentes! Uso só de noite e pra já acho suficiente. Espero que pra vocês também, uma vez que usar durante o dia deve ser muito chato.
    Cumprimentos a todos e "bons maxilares"!

    ResponderEliminar
  23. Olá Marlene... Vim hoje da dentista com a minha goteira... a minha não tem os arames que alguns de vós falaram aqui e a minha dentista não me falou em ajustá-la... no entanto acho que vou ter de lá voltar em breve porque ela só está a ficar encaixada de um dos lados... :S...
    Agora é normal que com a goteira sintamos os dentes a deslocar??
    Felizmente só vou usar a goteira de noite, mas a dentista só aconselhou que nestes primeiros dias a colocasse aos poucos durante o dia para a boca se ambientar melhor...
    Mas noto que quando começo a falar me dá vómitos :S...
    Vamos ver como é a evolução.

    Beijos

    ResponderEliminar
  24. Olá Erute.
    Sim, é normal doer os dentes... e infelizmente acho que vão doer +- durante 1 mês :( é chato, eu no início praticamente não podia comer coisas duras, nem pão.... mas aos poucos começou a ir ao sítio...
    Vai custar, mas vai compensar depois quando vires que o maxilar deixa de doer/deslocar.

    ResponderEliminar
  25. Eu sofro de problemas de articulacao desde os meus 9 anos e neste momento vou fazer 20! E muito doloroso problemas nas articulaçoes,pois impede-nos de muita coisa! Comecei ontem a usar a goteira e mete muita impressão xD e nao da para falar se nao babo-me toda ahah!
    As melhoras para todas:)

    ResponderEliminar
  26. Ola, eu ja uso a goteira a cerca de1 mes e ao inicio foi causou um pouco de trastorno nos primeiros dias devido a nao estar habituada, o problema é que actualmente nao vejo melhoras nenhumas, alias, gera-se uma pressao muito forte na articulacao que parece ainda a cansar mais...
    Isto é normal? Porfavor quem puder ajudar, eu agradeco.
    Os meus cumprimentos, Ana.

    ResponderEliminar
  27. Olá Ana.
    Só posso falar por mim que já uso a goteira há quase 2 anos, mas lembro-me bem que os primeiros meses foram difíceis.
    É normal estares a sentir muita pressão, pelo que sei, os musculos dos maxilares, estão a fazer pressão quando devem estar a relaxar (que no meu caso é à noite). Vai levar tempo para os músculos aos poucos começarem a relaxar nas horas de descanso (quando não os estamos a usar). é uma pressão que aos poucos vai aliviar.
    Tenta ser paciente, como disse em cima: "Nos primeiros meses a boca está-se a adaptar à nova posição de fechar, e os músculos que antes estavam a relaxar estão agora a exercer a sua função".
    Eu fui há 2 semanas fazer a manutenção da minha e a dentista disse que tenho dado muito uso à goteira, quer dizer que exerço muita pressão nos dentes à noite quando estes (músculos)deviam estar a relaxar.
    Mas garanto-te que daqui a mais 2 ou 3 meses já não te vais dar a dormir sem ela. Comigo resultou, pelo menos nunca mais tive dores no maxilar, nem este deslocou. É chato viver com a ideia que vamos ter que usar isto pra sempre, mas é um mal necessário! :)
    Qualquer dúvida é só voltares.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  28. Muito obrigada pela sua ajuda Marlene,agora já estou mais descansada,tenho esperanca que o meu problema a nível de articulacão se possa resolver:) O médico disse-me que do meu lado direito tenho o maxilar completamente desgasto e que praticamente nao ha solucao a nao ser a colocaçao de proteses(que nem quero pensar nisso já que nao dão 100 porcento de certezas que ficaria bem) ou o uso de goteira que até pode ajudar, vamos ver :) Uma coisa que acho estranho tambem, é que o maxilar parece estar a dar mais estalidos que o normal...
    Obrigada por tudo Marlene , Beijinhos:)
    Ana

    ResponderEliminar
  29. Olá Ana,

    Quanto aos estalidos serem mais frequentes agora, não posso falar porque não me recordo, mas deve ser normal, porque a boca está a aprender a trabalhar doutra forma :)

    Até depois.

    ResponderEliminar
  30. Muito obrigada Marlene:) foi mesmo muito útil esta conversa.Beijinhos e tudo de bom!:)
    Ana

    ResponderEliminar
  31. Vou citar aqui um comentário que o João Brandão enviou por email e não ficou visível neste post:

    "Olá Pessoal:
    Gostei de saber das V/ experiencias com goteiras. Eu também tenho usado uma
    que me foi recomendada porque sofro de apneias de sono e ressono muito. A
    intenção é a goteira deslocar o maxilar inferior para a frente e assim
    abrir o canal respiratório. A minha é feita de um material mais ou menos
    flexivel, quase transparente, e encomendei pela internet num site chamado
    "snore defense" e custou 45€.
    Como não foi feita de propósito para mim, magoa um pouco e tenho tido uma
    relativa dificuldade de adaptação, mas vou-me habituando e parece que
    resulta.
    Obrigado amigos e cumprimentos"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia...
      Sofro imenso de apneia do sono,quando soube deste dispositivo fiquei curioso e comecei a procurar comentários, afinal podemos gastar dinheiro e não resultar... Poderia dizer-me se este aparelho resultou?
      Cumprimentos.

      Eliminar
    2. Bom dia Roger.

      Eu não tenho apneia do sono. Comigo a goteira resultou para o meu problema de oclusão (o maxilar ficava preso e doía bastante).
      Cumpts

      Eliminar
  32. Boa noite!
    Pois, parece que sou mais uma pessoa (entre muitas) afectada pela disfunção temporo mandibular!! Infelizmente, claro está, pois as dores de que sou alvo são mais do que muitas e diminuem em muito a qualidade de vida! Ontem estive numa consulta de cirurgia maxilo-facial onde me informaram da situação em que estou (grave desgaste de cartilagem e má oclusão) mas onde não é aconselhável a cirurgia por não ter garantias de melhoria! Agora, espero pelo dia 17/03 onde irei a um especialista em disfunção temporo mandibular e dor orofacial)que, provavelmente, recondará a goteira (pelo que informou a cirurgiã)-

    Obrigada pela informação aqui divulgada/partilhada, pois nem sempre se consegue encontrar testemunhos que relatem a real situação em que nos encontramos.

    Boa noite e as melhoras de todos
    Cristina

    ResponderEliminar
  33. olá

    estive a ler atentamente os comentários e reparei que a grande marioria de pessoas está a usar a goteira devido ao desgaste dos destes e problemas de articulação.

    Pois a mim também me foi recomendado pelo meu médico, tive muitos problemas de saúde, fui muito medicada provavelmente para coisas que nem necessitava até que encontrei um médico no Cacém, que é relativamente conhecido aqui na zona.

    Ele diagnosticou-me problemas de equilíbrio, postura, distúrbio do sono...
    Pratiquei ginástica de competição vários anos e tive várias lesões na cervical e claro que a estrutura óssea fica sempre comprometida. Quase todos os dias acordo com dores no pescoço, ombros e havia dias que nem me conseguia vestir e despir, só mesmo com ajuda.
    Comecei a ser acompanhada por este médico que me receitou o uso de óculos com lentes prismáticas e umas palminhas para colocar nos sapatos ( têm um pequeno chip que emite ondas para o cérebro)... comecei a fazer o desmame dos medicamentos e neste momento praticamente só tomo para dormir e lítio pela manhã, que me foi receitado pela antiga médica.
    Faço com regularidade descompressões à coluna e desta última vez ele falou-me no uso da goteira.
    O que me acontece é que tenho as bochechas todas mordidas e um desvio do maxilar. Falei-lhe das minhas dores de cabeça, que não são muito frequentes, e ele esclareceu-me que tudo estava interligado.

    Ainda não fui ao médico especialista, e este foi o primeiro post que encontrei sobre o tema.

    Obrigada pelos esclarecimentos e depoimentos

    Ana Cristina G.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Cristina.

      Espero que as coisas agora te corram melhor.

      Boa sorte e muita saúde.
      Bjinhos
      Marlene

      Eliminar
    2. Olá Kika boa noite ainda bem que entrei neste blog por um acaso,conheço esse médico do Cacém, usei lentes prismáticas e palminhas e lições de postura durante 23 anos um grande erro!!!!tinha fortes dores de cabeça, torcicolos e dores em todo o corpo,até que me foi diagnosticada fibromialgia desta vez por outro médico do Cacem,primeiro oftalmologista Dr Orlando Alves da Silva ,poucas melhoras e muito dinheiro gasto,ao fim de 23 anos alguém nesse consultório me falou do Dr Alves da Cunha, não exitei estava desesperada fores corpo todo dentes mandíbula ...um sofrimento insuportável fui nesse médico me olhou e disse logo usa lentes prismáticas não precisa,abismada olhei e pensei à 5dias paguei 1300 euros em consulta novas lentes e óculos, e não preciso!!!!!Me fez um diagnóstico nas mandíbulas e disse má oclusão dentária e DTM me encaminhou para o Dr Patrício Monteiro no instituto de oclusão dentária, Lisboa o meu espanto foi igual ao vosso para que me vai servir tudo isto exames moldes,acerto de mordida e finalmente a bendita goteira em acrílico feita em articulador, um ano com ela 24 horas por dia,se custou não!!!!! As melhoras de todas as dores mo corpo cabeça e mandíbula me fez esquecer que a usava, ao fim de um ano outra feita só para dormir, sou outra pessoa recuperei quem eu era nada de lyricas sidalud,tramadol,ansiolíticos,morfina etc.. À coisas que nos podem ajudar tanto e infelizmente tão pouco divulgadas, hoje me pergunto porquê????? Tanta medicação, tantos óculos com prismas,tanto sofrimento e tanto dinheiro gasto para nada....Valeu os 300 euros da goteira, os setenta da consulta e depois os respectivos ajustes de 3 em 3 meses ou 6 em 6 mais setenta, mas vamos que vamos preciso de qualidade de vida nem que para isso sacrifique as minhas férias valeu

      Eliminar
  34. Olá a todos. ha cerca de um mês comecei a ter dores no maxilar esquerdo, e quando comia, ouvia uns "estalos" vindos dessa zona. entretanto comecei a ter muitas dores de cabeça, neste momento são quase insuportáveis. passo o dia assim, tenho dificuldade a adormecer e quando acordo as dores de cabeça continuam. como tive uma consulta no dentista, falei lhe desta situação e ele aconselhou me a comprar e usar uma goteira. fez me um molde e hoje, fui la busca-la, experimentei e tratei um dente. foi um massacre. detesto ir ao dentista.. o que mais me preocupa são as dores de cabeça..o que poderei fazer? será que com o tempo passam? o dentista disse me q podiam ser sintomas dos problemas na articulação temporo mandibular. aconselhou me a tomar brufen, mas não vou passar a vida a tomar comprimidos. hoje á noite, vou usar a goteira durante o sono pela 1a vez e pelos comentários que já li, vejo que até me habituar o descanso não vai ser muito bom.. :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os estalos podem ter origens muito diferentes, a goteira ajuda imenso com isso, mas aconselho-te ires a um médico de modo a encaminhar-te a um especialista do assunto para saberes exatamente o que tens.
      Eu tenho "estalos" sempre que abro a boca que se devem ao mau funcionamento do menisco na articulação do maxilar, o qual apenas se resolve com operação. Mas até lá tenho muitos cuidados e sou seguida todos os anos por um especialista.

      Eliminar
  35. Olá e bemvindo...
    Sim, temo que os primeiros dias não vão ser fáceis... a dor de cabeça pode ser que comece a atenuar mais rapido que a impressão que vais sentir nas semanas de adaptação à goteira...
    Toma o brufen que te vai ajudar e quanto à goteira usa-a todas as noites... pensa que é uma fase e que depois te vais sentir melhor :)
    Boa sorte

    ResponderEliminar
  36. Parabéns pelo tema, este post tem muita informação útil, se pensarmos que muitas pessoas têm todos estes sintomas e nunca ouviram a palavra bruxismo.

    Tenho apenas una informação a acrescentar, por norma nao são os médicos dentistas que confeccionam as goteiras mas sim os proteicos ( técnicos de Protese dentaria), assim como todas as próteses.
    O medico tira os moldes e envia-os para nós, aí é feita a goteira em acrílico duro. Se repararem, a nossa boca em descanso fica com um espaço de cerca de 2 mm entre os dentes superiores e os inferiores, e é esse espaço que tentamos repor na goteira para que quando a dormir esse espaço seja mantido mesmo inconscientemente , e assim ajudar a relaxar a articulação e os músculos. Para além de não danificar os dentes, que depois de desgastados não há processo inverso de forma natural.
    E a goteira deve ser limpa apenas com água, porque para além de o acrílico ser poroso e absorver tudo, qualquer químico deve ser evitado e corrosivo ainda pior porque vai degradando o acrílico. A goteira pode durar muito tempo se bem tratada, mas também deve ser usada diariamente porque um período sem a por, quando a tentarem colocar pode nao entrar porque os dentes estão em constante movimento.

    Espero ter ajudado. As melhoras a todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentario... Todas as informacoes sao bem vindas..
      Ja agora, e` possivel reparar uma goteira? A minha partiu um bocadinho mesmo a frente, vou ter que fazer uma nova?
      Por norma,de quanto em quanto tempo tem que ser substituida?
      Obrigada

      Eliminar
  37. Olá =)
    As vossas histórias são familiares, quase todas eheh.. Eu fiz uma sub-luxação da ATM enquanto bocejei durante o sono, e como podem imaginar DORES horríveis!! Como não fazia ideia do que se passava ainda fiquei uns meses sem tratamento, até encontrar uma dentista 'pró' nestes assuntos. Desde há 3 anos +/- que uso goteira nos dentes inferiores. Comecei por usar sempre, depois só tirava para comer, e por fim só usava à noite. Já estava praticamente bem, mas entretanto tive uns períodos super stressantes (sim, é o stresse que me faz apertar os dentes como se não houvesse amanhã --')e regrediu tudo. Resultado: usar goteira sempre, só tirar para comer e além disso fazer osteopatia! Tem ajudado bastante a relaxar a musculatura facial e complementa o tratamento com a goteira. Agora tenho duas (lol) uma de acrílico que vou reduzindo o seu uso até me sentir confortável o dia todo sem ela, e outra molinha do borracha (parece aquelas cenas que os bebés usam para roer) para usar durante a noite. Vamos ver como corre..
    Já senti e passei praticamente por tudo o que vocês descreveram..afinal ainda somos alguns com estes 'problemas'. Quanto a vocês não sei, mas para mim a formula mágica é: goteira + osteopatia + evitar os ataques de stress lool
    Marlene obrigada por partilhares isto :)

    Kika

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada Kika... eu continuo com a goteira, mas acho que também devia complementar com osteopatia para ver se consigo corrigir o fechar da boca. Tenho consulta esta 2ª feira e já vou perguntar.
      Bjs

      Eliminar
    2. ola Kika. Gostava de saber mais sobre essas consultas de osteopatia...
      Obrigada.

      Maria

      Eliminar
  38. Olá, já vejo que estou na comunidade certa :-)
    Eu já tens problemas de bruxismo desde os meus 18 anos e desde então tenho usado goteiras de silicone (tenho 37 anos) e substituo a cada 3 anos porque se gastam. No inicio do mês mudei para uma de acrilico porque me disseram que seria melhor para o transtorno temporo-mandibular de que comecei a sofrer há seis meses. O problema é que as dores no maxilar aumentaram bastante ao invés de diminuir. Gostaria de saber se alguém teve alguma experiência semelhante. Ou se é caso para ajustamento da goteira... Obrigada antecipadamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se te posso ajudar porque nunca usei as de silicone, mas sim, penso que pode ser uma fase de adaptação à goteira. Espere um mesito mais ou menos que deve ser suficiente para a adaptação.
      Talvez mais algum visitante te possa ajudar.
      Cumpts M.

      Eliminar
  39. Olá,
    Ouvi muitas histórias idênticas à minha. Comecei com o bruxismo à 18 meses, desde estes últimos seis meses comecei a pressionar a sentir bastantes dores de cabeça e até nos ouvidos.

    Fui à dentista e fiz o molde da goteira, ao fim de 8 dias, (hoje) já a tinha comigo.

    Paguei 150€ sem seguro, pois com seguro ficava 200€, há coisas que não compensam coocar o seguro, alertou-me a dentista.

    Fui colocando durante o dia e dáva-me vómitos, vamos lá ver como corre a noite.

    Cump.
    Gi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Gi. Como deves ter lido nos testemunhos acima, a goteira vai causar vários incomodos no primeiro e segundo mês! Vais ter que ter paciência.,,, depois tudo passa :-)
      M.

      Eliminar
  40. Olá a todos!
    Eu usei a minha nova goteira ontem pela primeira vez ... ;)

    Tenho uma enorme oclusão e os maxilares estalam muito. Hoje de manhã quando acordei pareceu-me estar pior e por isso vim fazer umas pesquisas! Já vi que é o normal da adaptação a este ser estranho na nossa boca. Tal como a Marlene também só vou usá-la para dormir.

    Espero que resulte :)

    ResponderEliminar
  41. Olá a todos...

    Uso goteira desde o inicio do ano, e tenho sentido grandes melhorias principalmente a nivel da qualidade do sono...

    Tenho no entanto a seguinte duvida relativamente a limpeza da goteira, pois o medico disse para lavar com a ajuda de uma escova de lavar as unhas, o problema e que nao consigo limpar bem em td a sua extensão.... a Marlene referiu que utiliza Corega, pergunto se resulta?

    Obrigado

    André T.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá André. Eu ultimamente lavo a goteira com uma escova de dentes normal, só paa a goteira, e com um bocadinho de pasta dos dentes, muito pouca mesmo. O Corega não tenho utilizado, mas sim, resulta, a goteira fica mais limpa (transparente)! Mas só o fazia uma vez por semana.
      Espero ter ajudado.
      M.

      Eliminar
  42. Dps de começar a usar a goteira, teve alterações de peso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não notei alterações... claro que no inicio nos custa mais a comer, mas ao fim de um mês e gradualmente voltamos a comer tudo como antes.

      Eliminar
  43. Pesquisava sobre Disfunção da Articulação Temporo-Mandibular (ATM) pois tenho uns "estalinhos" na cara, dificuldade em abrir a boca de manhã e tenho dores de cabeça constantes. Só amanhã vou fazer Rx e ver o que se passa com a minha mandíbula (penso que o problema reside aí), não sei se a goteira se aplica a estes casos ou se conhece algum caso idêntico. Mas gostei do post, é sempre bom relatar experiências, podem ser bastante úteis a terceiros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Sourire... Eu tinha estalinhos (mas não eram "inhos" erão "ões"!) nos maxilares e a boca ficava presa principalmente de manhã e sim, isso também é provavel que esteja ligado com as dores de cabeça.
      Eu desde que comecei a usar a goteira (fez 2 anos), não voltei a ficar com o maxilar preso.
      Vais ver que o teu caso também se vai resolver.
      Boa sorte.
      M.

      Eliminar
  44. Óla...
    Eu uso goteira durante a noite por causa do mau funcionamento das articulações do meu maxilar à já vários anos.
    Por aquilo que a minha médica me diz a sensação de pressão que se sente pela manhã deve-se ao stress acumulado nos músculos que forçam os nossos maxilares e não à goteira. A goteira serve para aliviar essa tensão do maxilar.
    Além disso o meu dentista disse-me para não a lavar com pasta de dentes, porque com o tempo vai riscá-la demasiado, aconselhou-me sabão azul, pois este é neutro.
    Para quem tem "estalos" ao abrir a boca aconselho que se diriga ao seu médico, pois pode ser um caso simples como ter de arrancar os dentes do ciso, mas tambem pode ser um caso como o meu que só se resolve com operação. E neste último caso temos de tratar muito bem dos nossos maxilares para adiarmos a operação o máximo de tempo possível. Os estalos são o sintoma mais notável, depois segue-se dores na zona do maxilar e por vezes bloqueos.
    Para quem sente esses estalos e tem bloqueos há coisas praticamente proibidas de fazer: mascar pastilhas, roer canetas, comer pão "duro", comer fruta à dentada!!
    Estes promenores ajudam a reduzir as dores e a que os bloqueios não aconteçam mais.
    Beijos...

    ResponderEliminar
  45. olá,gostei muito do seu post,uso goteira durante o dia todo,mais acho terrível,os dentes doem muito e sem falar no problema para pronunciar as palavras já que uso durante o dia,me sinto muito constrangida,devido o aparelho ser transparente ele não é muito perceptível,mais quando falo e as pessoas ouvem a dificuldade na dicção,elas riem e perguntam porque estou falando desse jeito,parei de usar por um tempo devido a vergonha,mais acabei piorando das dores pois tenho bruxismo e aperto muito os dentes,a musculatura da minha face é toda dolorida,e tenho uma leve assimetria no rosto devido a atividade muscular constante,espero que isso tudo um dia passe,mais enfim gostei muito do seu post, : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu consulto o osteopata há alguns anos devido à coluna, mas no meu caso nunca associei as coisas. O meu desgaste do maxilar foi demasiado grande e ainda noto, se durmo uma noite sem a goteira, não consigo relaxar e acordo com uma dor enorme no maxilar.
      Ainda bem que para o seu filho resultou.
      Para mim acho que vai ter mesmo que ser para usar muitos e muitos anos.

      Eliminar
  46. Olá, estive hoje no dentista por causa de um dente que me incomodava e afinal era devido ao desgaste por pressão. Assim, também me aconselhou o uso de goteira. Os vossos testemunhos são preciosos!

    Em relação a estalos, posso relatar que há uns anos o meu filho, na altura com cerca de 15 anos, começou a dar estalos quando falava ou abria mais a boca. Reparei que os estalos diminuiam de lhe fazia massagens nas costas e levei-o ao osteopata. Rapidamente desapareceram os estalos e nunca chegou a usar goteira.

    ResponderEliminar
  47. Ando a pesquisar na net sobre o raner de dentes (bruxismo) e dei com um instrumento chamado grindcare, que substitui a goteira. Alguém já ouviu falar neste aparelho? Preços, resultados, etc...?

    ResponderEliminar
  48. Hoje fui a um médico,que sem fazer exames, só d olhar para mim,ne disse que outras técnicas não resultam, que é o mesmo que tomar analgésicos p dores. E disse me que tenho d fazer duas cirurgias...uma que demora umas 3 horas posteriormente outra que pode demorar 6 horas,que vou levar cerca de um ano a recuperar das cirurgias, que antes das cirurgias vou ter de usar um aparelho que durante um ano e meio vou ficar com pior aparecia...os dentes d baixo vêem p frente os de cima vão p trás isto de fotma a que após um ano e meio qd fizer cirurgia batam certo,mas durante umano vão estar bem mais tortos...ainda perguntei se após os exames a conclusão pode ser outra... Ao que me respondeu...sim pode ser pior e ter de ser operada de urgência.
    As minhas queixas são estalos na mandibulas...tal.cm muitos de vos se queixaram...e cheguei a casa em lágrimas... Mas ainda bem que ouvi as vossas testemunhos...deu esperança! Algum medico bom em Lisboa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Eu sou bem cá do Norte, não conheço médicos por aí. Mas segundo o teu testemunho e tudo o que terás de passar, eu consultava sem dúvida uma segunda opinião médica! Procura um bom ortodontista ou estomatologista. Pede uma segunda opinião, porque o meu caso, também tinha os estalos nas mandibulas e a Goteira foi solução, em principio não serei operada. Só terei que usar a goteira para sempre, somente à noite!
      Boa sorte e depois diz-nos se encontraste uma segunda opinião mais fácil de encarar.

      Eliminar
  49. Olá,
    Eu começei a usar uma goteira a cerca de dois dia (com utilização 24h por dia) e começei a ficar com a lingua mordida e bochechas também...li os comentários,mas ninguém falou disso...alguém teve este problema com a utilização da goteira?
    Obrigada.

    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Joana,
      Eu penso que sim, que é normal e 24h é muita alteração à tua boca. Isso vai acontecer nas primeiras 2 semanas talvez e é bem provavel que leves até 2 meses a sentires-te àvontade com ela. O maxilar vai doer, nos primeiros tempos eu nem conseguia comer um pão! Os dentes também doem porque estão a ser "entalados". É bom que tenhas a noção disso! Depois de +/- 2 meses (comigo foi assim mas só uso à noite) é que a usamos sem causar mau estar.
      Boa sorte.

      Eliminar
  50. Bom Dia
    Estive a ler na generalidade os comentários feitos acerca deste assunto, uma vez que tenho ATM há vários anos. No início fui a uma consulta de maxilo-facial onde desvalorizaram o caso, apenas dizendo para não mascar pastilhas, mas passados anos já não tenho só o clique no maxilar, tenho dores de cabeça, pescoço, enfim... Decidi ir a uma especialista em Oclusão e ATM que me recomendou usar goteiras de relaxamento! Estou um pouco cética quanto à sua funcionalidade e se de facto traz resultados positivos (diminuição de dor) para quem como eu, tem a esta disfunção?! Obg Diana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Diana,
      Acho que no geral é o mesmo que a maioria dos que aqui vieram parar. Realmente no inicio questionamos se vai resultar! Eu só posso falar por mim. Nos primeiros dias custou imenso a adaptação, vai haver uma fase de não conseguires por exempli tricar uma maçã, mas a verdade é que após umas semanas passa, o maxilar habitua-se àquela nova posição para poder relaxar e depois as dores de cabeça tb desaparecem.
      Não é de um dia para o outro, mas sim, agora sinto-me muito melhor e se dormir sem a goteira é que acordo com dores!
      Boa sorte para os 2 primeiros meses.

      Eliminar
  51. Olá Marlene

    Espero que esteja tudo bem! Foste muito célere na resposta, ainda bem :) comecei ontem a utilizar a goteira!!!!!! por vezes fico com a sensação de quero trinca-la toda, opto então por abrir ligeiramente a boca para descontrair os músculos!!! Enfim espero que sejam as sensações iniciais e que depois vá melhorando aos poucos, até porque como lhe disse na primeira mensagem, já há largos anos que me lembro de ter estalos no côndilo, uns 10 sem exagero!!! pelo menos que melhore!!!!!!! Obg mais uma vez Diana

    ResponderEliminar
  52. Tenho um irmão com um problema parecido no maxilar. Quando está a mastigar faz um barulho estranho como se o maxilar estivesse a estalar. Não sei se será esta a mesma solução mas pode conversar com dentista dele.

    ResponderEliminar
  53. Olá a todos,
    Uso goteira por ter ATM. Perdi dois dentes depois de duas gravidezes e comecei a sentir dores horríveis no pescoço e ouvido. Fui por acaso ao dentista e depois de mil otorrinos foi ele quem me diagnosticou a ATM.

    Uso a goteira à cerca de duas semanas (só à noite e só até colocar implantes) e comecei a sentir umas tonturas.

    Alguém já sentiu isso?

    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Ana.
      Sim... O primeiro mês vai custar bastante... Só a partir do terceiro mês é que te vai sentir melhor e mais adaptada ao uso da goteira. Eu no primeiro mês até emagreci porque me custava imenso comer, mesmo só usando goteira à noite.
      Tens que ter um pouco de paciência.
      Boa sorte.
      Marlene

      Eliminar
  54. Bom dia Marlene,
    Fui sexta feira passada fazer os moldes para o uso de goteira. Razão principal: bruxismo.
    Julgo entretanto já estar a começar um pouco tarde, uma vez que os dois dentes da frente (inferior) já partiram (tipo lascaram no interior) e receio que se partam completamente. Ingenuamente pensava que podia comer com a goteira, e assim proteger os dentes já debilitados. Mas não...vamos lá a ver como corre. Obrigada pela partilha
    Lita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai correr bem... :)
      A goteira só protege os dentes e maxilares, mas para comer não dá..
      Boa sorte.

      Eliminar
  55. Bom dia!

    Eu também recebi o diagnostico de bruxismo/ATM por parte do meu medico maxilo-facial.

    Alguém pode me sugerir alguma clinica dentária FIÁVEL na zona de Lisboa onde me fabricarem a goteira de relaxamento?

    Muito obrigada!

    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou cá do Minho, não posso ajudar muito. Talvez alguém que leia o artigo te possa ajudar.

      Eliminar
    2. Bem,ler estes comentarios todos ajudou imenso!! Diagnosticaram me uma DTM ha uns anos, mas a falta de fundos nao ajudou... Fui recentemente a um dentista que me encaminhou para um especialista. Estou prestes a ir fazer a consulta para fazer os moldes... Ainda nao fui a este medico mas tenho excelentes referencias dele: Dr. Patricio Monteiro da clinica de oclusão na defensores de chaves. Vou la esta quinta-feira, vamos ver como corre! Obrigada pelos testemunhos!
      Ana

      Eliminar
  56. Boa noite,
    Também eu, como tantos outros, comecei a usar goteira à uma semana. Tenho que usar durante todo o dia até mesmo a comer, pois coloquei aparelho ortodontico na parte superior e a goteira na parte inferior para permitir que os dentes se desloquem mais facilmente d não haja um bloqueio pelos de baixo e também diminuir as dores deles a encostar.
    Para além de todas as questões de adaptação que já aqui foram faladas tenho um problema: quando a tiro para lavar e lavar os dentes sinto que ela tem um odor muito desagradável e consequente a minha boca também tem um sabor muito mau. Já aconteceu a alguém? Alguma dica para minimizar esta situação?
    Desde já obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim.. é horrível :)
      Eu tem vezes que pego numa escova de dentes e lavo com um pouco de pasta dentífrica. Mas o mais eficaz são as cápsulas efervescentes da corega. Eu de vez em quando parto meia (uma dá para duas vezes) e ponho num copo com água e deixo a goteira lá durante o dia.

      Eliminar
  57. Bom dia. Tive indicação para usar goteira 24h por dia inclusive para comer. A maioria dos casos que vejo aqui só usa de noite. Alguém teve esta experiência? Presumo que seja muito dificil comer com a goteira. E falar? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia. Não sei se alguém acima pode partilhar essa experiência. Só vi uma vez num banco um senhor que usava 24h e não me pareceu ter problemas. Também penso que seja uma questão de dias para adaptação, depois já se cria o hábito.
      Boa sorte

      Eliminar
    2. Olá. Eu tenho de usar a goteira 24h por dia desde o início deste ano. No meu caso, o tratamento será diferente. Pelo que li dos posts acima a maioria das pessoas só usa de noite, o que embora acabe por ser muito mais fácil de usar, não resolve o problema a longo prazo. Ou seja vão ter sempre de usa-la. No meu caso o tratamento é muito mais intensivo, ou seja nunca a posso tirar por um período mínimo de 4 meses (pode ser mais, dependendo da evolução). É muito chato o que estou a fazer, porque comer com isto não é realmente fácil, falar também não... No entanto ao fim de um mês já noto muito menos desconforto. A outra parte chata é que tenho ido ao dentista de 2 em 2 dias, fazer pequenos ajustes sempre à medida que o maxilar se adapta. No entanto agora vou começar a ter as consultas mais espassadas de 8 em 8 dias e depois passa a ser de 15 em 15. A parte boa deste tratamento, é que após o uso da goteira vai ser feita uma correção nos dentes de forma a compensar o desgaste que eles já tem a mais de um lado. Assim vai fazer com que o maxilar fique sempre na forma correcta e não tenha de usar mais o aparelho. Espero que tenha sido útil. Boa sorte para os vossos tratamentos. :)

      Eliminar
  58. Ola, estive a ler os comentários e achei interessante. Conheço várias pessoas que usam goteira. Umas deixam-na de lado, outras usam sem qualquer problema. Bem eu sofro do dito bruxismo (ranger de dentes à noite), há pessoas que o fazem durante o dia. Bem eu tenho uma goteira em silicone que custou 50€, para os dentes superiores. Tenho amigas que também usam apenas em cima, mas são as de acrílico. Sou sincera não consigo usar. Faz me confusão, acabo por tira-la durante o sono. Falei com amigas minhas, que sofrem de alguns problemas referidos acima,também não se dao nada bem com as goteiras. Estranha-me o seguinte, segundo as pesquizas e comentários de alguns medicos dentistas, deixam-me com algumas duvidas, que são: porque é que alguns dizem que a goteira recomendada é a de acrílico outros dizem que é a de silicone. Depois é o caso de alguns dizem que basta o uso de uma na parte superior outros dizem que é na inferior nos dentes de baixo, claro e depois tem o caso daqueles que dizem que convem ser para ambos!... Isto tendo em consideração que são todos da mesma area de formação e apreciar o mesmo caso... Quanto aos valores que referem já vi de tudo para cada uma já pediram entre os 50 a 180€...

    ResponderEliminar
  59. Eu tenho 2mProteses fixas e uso tb a Goteira na parte de cima pois sofro de Bruxismo, queria saber se existe algum produto que se ponha na Goteira na altura de a usar para parecer sempre fresca e agradável? Obrigado, agrecia que se alguém souber que me responda a esta dúvida- Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, eu uso umas pastilhas efervescentes da marca Corega. Todos os dias de manhã deixo a goteira num copo com água e frequentemente uso dessas pastilhas. À noite antes de colocar, passo bem por água.

      Eliminar
  60. Olá.. há imenso tempo que sofro com muitas dores de cabeça, já fiz tacs, já percorri inúmeros médicos e ninguém me conseguia identificar a causa das minhas dores de cabeça. Entretanto, um neurologista descobriu que tenho disfunção TPM e que poderá ser essa a causa do meu sofrimento. Mas de um dia para o outro, senti que houve uma alteração na maneira como os meus dentes de cima encaixam nos de baixo, uma sensibilidade ao toque nos dentes, sobretudo os incisivos centrais superiores e no osso maxilar superior... custa-me imenso comer. Consegui que ele me encaminhasse para um médico de cirurgia maxi-facial, mas enquanto a consulta surge decidi consultar um médico dentista cuja especialidade é a disfunção da TPM. Fez um raio x, uma análise muscular do sítio e confirma-se a patologia. Receitou-me uma goteira para dormir, que esteve pronta esta semana (ainda só dormi 3noites com ela, e as duas primeiras confesso que a tirei durante a noite para conseguir descansar que me estava a incomodar, mas já entendi que isso é uma questão de hábito :) ) sei que isto não se resolve de um dia para o outro, e continuo a ser acompanhada pela dentista de 15 em 15 dias e ate me aconselhou fazer fisioterapia mais lá para a frente. Receitou-em um relaxante muscular para tomar duas horas antes de dormir... mas confesso que esta sensação nos dentes continua igual, e hoje ao lavar os dentes reparei que houve outra alteração: sempre tive um espacinho entre os dois centrais superiores e hoje esse espaco praticamente desapareceu.... como se tivessem movido... só tenho consulta com a dentista dia 6 de julho, e não queria estar paranóica a ligar... há aqui alguém que já sentiu estas alterações todas na arcada dentaria?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá... desculpa só responder agora...
      Tudo isso que contas é normal... as dores da habituação e o sentir as alterações no maxilar. A boca está a adaptar -se a uma nova posição tanto de movimento como de relaxamento.... eu uso a minha há 9 anos e até hoje resolveu o meu problema.
      espero que te corra tudo bem.

      Eliminar
  61. Olá devido muita ansiedade eu mordo me e faço feridas na boca durante o sono , foi me receitado uma goteira e usei alguns dias , ficava com os dentes da frente doridos , é normal eu sei e a minha dentista corrigiu um pouco , mas agora voltei a acordar com o lábio mordido , não sei se paro de usar porque afinal uso a para evitar precisamente isso ...Que faço ?

    ResponderEliminar
  62. Olá... depois de ler os testemunhos devo ser a única que uso goteira para o bruxismo ( já me causava dores de dentes ...) E não me faz diferença. Nós primeiros 2 ou 3 dias sentia uma pressão nos dentes, nas só vosso, sempre comi normalmente, não tive qq desconforto, não tive que afinar nada, aliás a minha não tem qq furo...vai-se a ver ando há meses a usar aquilo mal! :D

    ResponderEliminar
  63. Olá! Eu estou a usar a goteira há 3 dias e passei a ter dor no lado contrario da face, ao nível fa ATM. Nunca tinha tido dor na ATM e só tive com o uso da goteira! Fiquei bastante preocupada. A tensão muscular também é moderada. Não estará a fazer-me mal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, os primeiros 15 dias custam muito... em toda a boca. Depois a boca habitua-se e acaba por passar... Mas eu não sou especialista ;)

      Eliminar
  64. Boa noite, Recomendaram-me o uso de goteira devido ao desgasto nos dentes e dores no maxilar. O orçamento que me deram foi de 900€ ja com consultas e acertos e essas coisas todas..
    Já mais alguém recebeu um orçamento assim? Acho um pouco elevado, mas tambem queria algo de boa qualidade que fosse confortável e que durasse bastante!
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia, eu comecei a usar a guteira esta semana, e o valor da minha foi 350€ achei caro, mas no seu caso 900€ é muito procura outra clinica.
      Eu espero que resulte, está a ser complicado a adaptação.
      Boa sorte!

      Eliminar
    2. Olá, eu na altura tinha seguro, e paguei cerca de 150€.

      Eliminar
    3. Boa noite Maria, depende dos dentistas. Depois de pedir orçamentos a vários... Uns levam 130€, outros 200€ e outros 350€.
      Mas 900€ é um absurdo!

      Eliminar
  65. Olá, antes demais parabéns pela iniciativa. Li num dos comentários que és do Minho, posso pedr referências do especialista que te atendeu? Sou de Viana e procuro especialista em bruxismo e DTM. Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina, desculpa mas tenho estado ausento do blogue.
      Sim, eu sou de Viana e na altura fiz a goteira na dentista Ariana Pinto.

      Eliminar
  66. Bom dia
    Também me foi aconselhado o uso da goteira. Estou a tentar...mas sempre que a coloco fico com imensos vómitos e tenho de a retirar imediatamente.Haverá algumas dicas?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá... eu não tenho grandes conselhos, o início custa mesmo! ao fim de 1 mês acho que já se tolera melhor.

      Eliminar
    2. Bom dia
      Devia ter começado ontem a usar a goteira mas não consigo causa vômitos e tenho de tirar logo
      Alguma dica ?

      Eliminar
  67. Boa tarde, eu tenho muitos zumbidos dai estar a tentar usas a goteira, mas parece que os meus ouvidos ainda tem mais zumbido :(

    ResponderEliminar